Para quem está acostumado a comer somente carnes como as de boi, porco ou frango, o consumo da carne de capivara pode soar estranho, mas é uma excelente opção para os que têm paladar mais exótico ou se permitem conhecer novos sabores. Há quem diga, inclusive, que a textura e o sabor da carne de capivara se assemelham com os da carne suína, com a diferença de ela ser mais magra. 

Macia, pouco calórica e com baixo teor de gordura, a carne de capivara é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, que são importantes na prevenção de anemia, por exemplo, e também contém ômega-3, ácido graxo que auxilia a prevenção de doenças cardíacas, reduzindo o "mau colesterol". 

Pode ser consumida de diversas formas: verde" (cozida, assada ou frita), seca ao sol (charque), em forma de embutidos (presunto e salsichas) ou ainda defumada (frios).

Vale ressaltar que a qualidade da carne de capivara - que você encontra à venda no Porco Feliz - é assegurada pela sua procedência. É que a criação de animais em cativeiro garante não só o controle do fornecimento de uma alimentação balanceada como também o período correto de abate da capivara. 

Se você é fã desse tipo de carne ou ficou curioso em experimentar, clique aqui e veja como preparar um saboroso carré de capivara com purê de cará e molho de jabuticaba.