Localizado na parte traseira do boi, o lagarto - que também é conhecido como posta branca, paulista e tatu - é um corte de carne bastante versátil e fácil de preparar.

Você pode simplesmente temperar a peça de carne, colocá-la na panela de pressão e pronto: em pouco tempo terá uma carne suculenta que, acompanhada de um arroz branco e uma saladinha, já vira uma refeição completa!

Com as sobras da carne, você pode ainda fazer deliciosos sanduíches frios. Basta desfiar a carne em tiras e incrementar com cebolas, pimentões, azeitonas e tomates ou outros ingredientes de sua preferência.

Também é possível abrir a peça como uma manta para depois recheá-la com linguiça calabresa, cenoura em tiras, bacon e mozarela, por exemplo. Fica uma delícia!

O lagarto é ainda um dos cortes de carne mais usados no preparo de um famoso antepasto italiano: o carpaccio. Para fazer esse prato em casa, embrulhe bem a peça de lagarto em filme plástico, apertando a carne, e leve-a ao congelador por 3 horas. Depois disso, desembrulhe a carne do filme plástico e com uma faca bem afiada corte-a em fatias bem fininhas.

Se preferir, você pode encomendar o carpaccio já fatiado aqui no Porco Feliz. Aí é só preparar o molho que acompanhará o prato (confira uma receita aqui) e saboreá-lo com torradas.