Com uma extensa lista de cortes - e todos à venda aqui no Porco Feliz -, a carne de porco é um verdadeiro coringa na cozinha, podendo ser preparada de diversas formas, desde uma simples bisteca no almoço até um assado mais elaborado no final de semana.

Mas para acompanhar, alguns temperos, molhos e guarnições são mais indicados que outros. Confira a seguir algumas sugestões:

Temperos
A carne de porco é daquelas que combina com praticamente todos os elementos de sabor, do salgado ou picante, do mais ácido ao mais adocicado (agridoce). Uma deliciosa opção para deixar a carne com mais sabor é misturar ervas e especiarias secas, como alecrim, louro, sálvia, orégano, manjericão, manjerona e pimenta calabresa. Se a pedida for deixar a carne marinando por um tempo, experimente deixá-la numa mistura de suco de limão, shoyu, mostarda, mel, vinagre e azeite. Caso a ideia seja conferir mais frescor, lemon pepper e alho-poró polvilhados sobre a carne antes de levá-la à grelha, por exemplo, ficam ótimos.

Molhos
Um dos mais tradicionais, o barbecue vai bem não só na costelinha suína como também no lombo, no carré e até mesmo acompanhando um delicioso ragu de linguiça. Outro molho que faz bastante sucesso especialmente com costela, bisteca, barriga de porco e picanha suína, por exemplo, é a mistura de mostarda Dijon e mel. Molhos como chimichurri ou até mesmo um simples vinagrete são também excelentes pedidas para acompanhar cortes suínos. O mesmo vale para molhos de frutas como maçã e laranja ou de frutas vermelhas.

Acompanhamentos
Em preparações que vão ao forno, experimente trocar as tradicionais batatas, que costumam ser unanimidade, por maçãs e cebolas assadas ou então por abóbora assada com alecrim, que fica uma delícia também. Arroz à grega, cuscuz marroquino, salada de repolho com cenoura, purê de abóbora cremosa, de ervilhas ou de maçãs e farofa de pão com castanhas são outros tipos de guarnição que funcionam bem com a carne de porco.