De origem italiana, o carpaccio hoje está presente no cardápio de vários restaurantes e bares do mundo todo, sendo tradicionalmente servido como entrada ou aperitivo. Em alguns casos, pode até substituir o prato principal. Mas você sabe como surgiu a receita original?

A história mais difundida e aceita é a de que o carpaccio teria sido criado na década de 50 pelo chef Giuseppe Cipriani, dono do famoso Harry's Bar, a pedido de uma amiga: a condessa Amalia Nani Mocenigo, que por estar com anemia teria recebido recomendação médica para comer carne crua.

Cipriani teria, então, cortado a carne em fatias bem finas, disposto as lâminas em um prato e adicionado a elas um molho consistente. A criação receberia o nome de carpaccio em homenagem ao pintor Vittore Carpaccio (1460-1526), conhecido por usar em suas obras tons vermelhos - que, para Cipriani, lembravam os da carne crua usada no novo prato.

No Porco Feliz você pode comprar o carpaccio de carne bovina já fatiado e prontinho para ser preparado em casa. Clique aqui para conferir uma receita bem simples e rápida de fazer, mas que fica uma delícia!